Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

INCRA defende a permanência de Comunidades Tradicionais

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) está fazendo estudo para reconhecimento, caracterização e regularização territorial de Comunidades Tradicionais dos Areais da Ribanceira. Na manhã deste dia 25 de agosto, o antropólogo do INCRA, Marcelo Barbosa, chegou à sede da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI) para dar continuidade ao processo de regularização.


O antropólogo está ouvindo histórias dos agricultores e agricultoras e compondo um relatório que servirá de base para o processo de reconhecimento das Comunidades Tradicionais, pelo Governo Federal.

A visita reforça a tese de que a resistência é mais que legítima e garante que Engessul, Votorantim e outras não grilem toda a área, pois a situação jurídica pode se tornar favorável aos agricultores e contra as empresas e prefeitura que tentam expulsar às gentes de Imbituba, antes do reconhecimento da terra para as Comunidades Tradicionais.

Marcelo Barbosa defende que sejam suspensas reintegração de posse e obras na área, até que se complete o reconhecimento oficial pelo Governo Federal do direito a terra para quem nela vive e trabalha há séculos.

Em ação do Ministério Público Federal, o procurador Celso Tres também solicita a imediata a suspensão das agressões e intimidações contra as Comunidades Tradicionais, bem como defende que as terras sejam legalizadas para os agricultores e que saiam Engessul e outras empresas grileiras.

Posted by Picasa

0 Respostas a “INCRA defende a permanência de Comunidades Tradicionais”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.