Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

Engessul e Votorantim aceleram sobre Imbituba


Mesmo com desaprovação de Movimentos Sociais e breve debate entre os moradores da cidade, Engessul e Votorantim aceleraram seu projeto em Imbituba referendado por prefeito e vereadores. Aceleraram tanto os tratores que não deixaram uma planta de pé na área do extremo sul dos Areais da Ribanceira, a chamada Volta da Taboa. Mesma área em que dia 28 de julho despejaram agricultores tradicionais.

Em pleno domingo uma peça gigante, que parece uma bomba, foi levada do porto para o terreno. Celesc, prefeitura e Polícia Militar garantiram o trajeto da peça. Na Volta da Taboa agora existem cercas, certezas e dúvidas.

Sequer o Conselho Municipal formado para acompanhar as instalações da Votorantim foi consultado. Nenhum vizinho foi avisado de que uma cimenteira está sendo instalada no lugar.

0 Respostas a “Engessul e Votorantim aceleram sobre Imbituba”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.