Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

A "bomba" da Votorantim chega em Imbituba


Depois de ser completamente poluída por uma indústria de gesso e estar em recuperação ambiental desde a falência do empreendimento, a cidade de Imbituba e os seus habitantes estão prestes a receber uma cimenteira.

Na manhã do dia 17 de agosto, às 11h, foi realizada na Câmara de Vereadores de Imbituba uma audiência pública para a Votorantim apresentar seu projeto de instalação na cidade aos seus cidadãos e autoridades.O evento foi marcado com apenas um dia útil de intervalo e mobilizado pela prefeitura, que liberou funcionários para referendarem o projeto. Também consetiram os vereadores, calados.

Rapidamente o representante da Votorantim explicitou a intenção de construir uma fábrica de cimento. Artigo fabricado com rejeito da siderurgia, gesso, areia, argila e cilício, ferro ou alumínio. O diretor disse ainda que não sabe se o cimento será embalado no local ou sairá da fábrica solto em carrocerias ou contêineres. A empresa ainda exibiu um curto vídeo publicitário.

Depois se manifestaram agricultores, pescadores e representantes de movimentos sociais que questionaram os efeitos nocivos de uma cimenteira e perguntaram por que o poder público mandou a polícia cercar a Câmara e por que foi tão atropelada a audiência.

Foram relatados casos de câncer contraído por quem trabalhou na indústria carboquímica na cidade. Falou-se sobre chaminés de cimenteira que cospem poluição completamente em desacordo com os tratados internacionais, sobre aquecimento global e outras mudanças climáticas. Além disso, foi mencionada a utilização do cimento para ser exportado ao Iraque e ao Afeganistão, por exemplo, onde os capitalistas criam guerras e ganham muito dinheiro com a reconstrução, sacrificando populações inteiras. Afinal, quantos transtornos mais o projeto de industrialização em Imbituba vai continuar explorando e matando trabalhadores?

As críticas à Votorantim foram tão contundentes que o prefeito municipal, Beto Martins (PSDB), chegou a ameaçar um agricultor. Depois disso o prefeito foi questionado: "em quanto a Votorantim financiou suas campanhas?" O executivo respondeu que "está declarado lá no TRE", confirmando que é financiado pela transnacional.

Depois da discussão foi montada uma Comissão Municipal representativa para acompanhar a instalação da Votorantim.

0 Respostas a “A "bomba" da Votorantim chega em Imbituba”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.