Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

Com violência Engessul tenta grilar área da ACORDI

Contratados da Engessul desalambram cercas
Clique na imagem para abrir galeria
Os agricultores dos Areais da Ribanceira foram surpreendidos por tentativa de despejo ilegal às 7h desta quarta-feira. Funcionários da Engessul escoltados pela Polícia Militar derrubaram instalações de vigia montada por agricultores e avançaram com cercas dentro da área onde está instalado o engenho de farinha. Sendo que, fora os processos que denunciam a compra ilegal das terras ao redor da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI), a área onde fica instalada a ACORDI tem escritura pública em nome da Codisc e portanto não pertence a Engessul. Mesmo assim a empresa tenta grilar a área.

A ação ilegal foi parada quando o advogado da Associação apresentou a escritura. Documento que deveria ser respeitado não só pela Engessul, mas também pelo oficial de justiça que tem pressa de passar todas as terras para a empresa.

Foi uma ação truculenta que causou inclusive uma crise de nervos na agricultora Carmen que foi levada para a emergência. A imprensa também sofreu represálias de capanga escoltado pela PM. Agricultores idosos foram intimidados e são obrigados a passar por baixo das cercas para chegarem às plantações.

A truculência de grilar toda a área está sendo revertida pela resistência que acampa na ACORDI há 103 dias. Por isso, neste momento em que a Empresa age acima da lei é imprescindível que quem tem coragem lute e solidarize-se com a causa que não é só dos agricultores de Imbituba, mas de toda a classe trabalhadora que resiste aos avanços do Imperialismo travestido de empresas que prometem desenvolvimento e apenas acumulam riquezas às custas do trabalho da nossa classe.



0 Respostas a “Com violência Engessul tenta grilar área da ACORDI”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.