Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

Cercas não impediram a chegada da primavera


A primavera chegou, animou o canto dos pássaros e trouxe à flor da pele a estação da geração da vida. Com a lua cheia e as chuvas de outubro os agricultores tradicionais e os sem-terra de Imbituba fizeram sua parte. Semearam na terra aipim, mandioca, melancia, feijão, cenoura, muitas outras variedades e salsinha para dar ainda mais gosto.

A horta já está produzindo e as roças crescerão durante o verão. Também é época de peixes saborosos, como a corvina. A pesca em Imbituba tem sido farta. E depois de um inverno de batalhas rigorosas contra um despejo ilegal (conforme se pode ver em mensagem sobre ação do Ministério Público) a paz ainda é um sonho futuro. A resistência agora se ocupa em produzir frutos da terra e trazer você para esta luta dos trabalhadores.

Amigos, camaradas ou caros leitores que ainda não apareceram na Zimba, como é carinhosamente chamado o município de Imbituba, venham! É rapidinho pra chegar e serão muito bem recebidos com toda a humildade de um acampamento sem-terra. Pra achar os Areais basta pegar à esquerda na rótula antes do porto e seguir por 1km até outra rótula, pegar à esquerda de novo e seguir pelos Areais até avistarem os galpões da Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI), ao pé grande da duna florestada.

Foi o que fizeram os artistas da Udesc, em especial o Coletivo LAAVA (Laboratório Aberto de Animação e Vídeo Arte) no último final de semana. Vieram em seis carros cheios, conhceceram, foram à praia, plantaram, cantaram e contribuiram desenvolvendo peças e um forno de cerâmica. Obra que vai continuar promovendo a organização e a solidariedade entre os trabalhadores.

0 Respostas a “Cercas não impediram a chegada da primavera”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.