Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

MST e MAB marcham e realizam ato em Abdon Batista, Santa Catarina


Link para as fotos

Na tarde de sexta-feira, 10 de junho, centenas de companheiros e companheiras do Movimento Sem Terra e do Movimento dos Atingidos por Barragens marcharam por 6 quilômetros até o centro de Abdon Batista, na região sul do planalto de Santa Catarina, e realizaram ato contra a construção da barragem da Usina Hidrelétrica Garibaldi. O objetivo da manifestação é conscientizar a população da local da importância de lutar por seus direitos coletivamente. Pois até o momento a empreiteira Triunfo, responsável pela construção da barragem, tem negociado ou expulsado individualmente os agricultores de suas terras que serão alagadas ou ficarão secas se a obra for concluída. No mesmo dia o MAB encaminhou carta à presidenta Dilma Roussef.

O ato foi realizado na praça central, em frente à prefeitura e a população parou para ouvir as manifestações. Os trabalhadores da obra também saudaram com palmas os lutadores do povo. Os deputados Pedro Baldissera e Luci Choinacki, apoiadores das causas populares, estiveram presentes no ato e fizeram os primeiros contatos com as autoridades e com o empresário para que recebam logo os representantes dos Movimentos. O Movimento dos Pequenos Agricultores também esteve presente prestando toda sua solidariedade.

Paralelamente ao ato foi realizada audiência pública em município vizinho, Anita Garibaldi, com representantes dos Movimentos, da empresa e juiz agrário. O resultado deve sair nas próximas horas. A empreiteira já entrou com pedido de reintegração de posse na área do canteiro de obras.

Desde segunda-feira os Movimentos ocupam o canteiro de obras e paralisam a construção da barragem da Usina. A reivindicação é que seja aberta negociação imediata com a empreiteira e com o Governador do Estado de Santa Catarina. Também desde o dia 6 de junho o MST ocupa um latifúndio no município vizinho, chamado Cerro Negro, e o acampamento foi batizado Terra Nova. A Reforma Agrária está em pauta sempre no país com os maiores latifúndios do mundo, o Brasil. Na região, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) já vistoriou algumas áreas que poderão ser desapropriadas e destinadas ao povo Sem Terra.

Até que sejam atendidas as reivindicações dos trabalhadores os acampamentos continuarão mobilizados. Águas para a vida, não para a morte! Terra para quem nela vive e trabalha!

1 Respostas a “MST e MAB marcham e realizam ato em Abdon Batista, Santa Catarina”

  1. # Blogger Unknown

    Porque este blog não esta funcionando?  

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.