Sul em Movimento 

Na Região do Contestado cem anos depois



"A terra não pertence ao homem. O homem pertence à terra."

Máxima atribuída à liderança indígena Sealth em carta-resposta ao presidente norte-americano que propôs comprar as terras de sua tribo em 1854.

Despejo na Grande Florianópolis - Comunidade Frei Damião - Palhoça - SC



Na tarde de ontem, 10 de maio, a Defesa Civil, escoltada pela Polícia Militar-SC, demoliu duas casas no lado leste da Comunidade Frei Damião, em Palhoça, Grande Florianópolis. As casas foram destruídas enquanto os donos estavam no serviço. A Comunidade está se organizando e teme novas investidas do Poder Público contra suas casas e suas vidas.

A exigência mínima da população é que a Defesa Civil apresente tal "ordem", com a qual expulsou as famílias. As demais exigências são para saber quais os planos da Prefeitura para a região do bairro, que abriga aproximadamente 300 famílias. A exigência do povo é fundamentalmente ter segurança de que pelo menos a sua casa esteja de pé quando retornar do serviço.

Uma das famílias que tiveram as casas destruídas é a de Adair da Silva Xavier, 24 anos, duas filhas, carpinteiro e casado com Jaqueline da Silva Silveira, 18. "A gente não pode é ficar na rua. Esperamos construir uma casa". Ao chegar do trabalho viu sua casa no chão e esposa e filhas acalentadas pela vizinhança.

Veja Reportagem da TV Record feita simultaneamente à nossa.

Câmera 1


Câmera 2

0 Respostas a “Despejo na Grande Florianópolis - Comunidade Frei Damião - Palhoça - SC”

Postar um comentário




(Ɔ)  Sul em Movimento. Todos os direitos reversados! É livre e estimulada a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Fotos: Pepe Pereira dos Santos. Diagramação: Leandro Monteiro dal Bó. Textos: Rui Fernando Neto. Outros autores indicados no texto.